VIA ROMANA/CAMINHO DE SANTIAGO


       Lage atravessada por Via Romana
                 e Caminho de Santiago

 A Freguesia de Lage, topónimo de origem arqueológica ou geológica, era atravessada pela via militar romana que passava no actual território do concelho de Vila Verde, a designada Via XIX, atribuída ao Imperador Antonino Pio (governou de 138 a 161).
Vias romanas
Os vestígios de um castro, no Monte de Santa Cruz ou de Santa Helena, do qual se obtêm admiráveis vistas, confirmam esta linha de investigação.
O Itinerário XIX  ligava  Bracara (Braga) a Asturica (Astorga-Galiza)  por Limia (Ponte de Lima).
O troço de via de Lage, a partir da Ponte de Prado, passaria pelos actuais lugares do Montinho, Sarrela, Igreja, Roupeira e Olivão.
Parte deste percurso é hoje percorrido pelos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela.
Caminho dos Portos
Refira-se que Lage é uma das poucas localidades do concelho de Vila Verde atravessada pelo Caminho Português de Santiago  - via central, entre Braga e Ponte de Lima. O troço está sinalizado (com setas amarelas) e é percorrido anualmente por centenas de peregrinos, a pé, a cavalo e de bicicleta.
Julga-se que uma parte do traçado primitivo foi destruída, nos finais do século XX, para dar lugar a construções, num loteamento entre o lugar de Fêbros e a Escola Primária do Penedo.
O denominado “Caminho dos Portos” é uma das poucas partes do troço do Caminho que não está descaracterizada (ver fotos).
Casa do Hospital
No lugar do Hospital, há uma casa antiga outrora ligada a uma ordem hospitaleira que acolhia e prestava  assistência, incluindo a peregrinos de Santiago.
A Casa do Hospital «gozava de privilégios e concessões especiais outorgadas por meio de Bulas Pontifícias e Cartas Régias de alguns monarcas portugueses, nomeadamente D. Sancho I, em 3 de Abril de 1168, D. João I, em 27 de Abril de 1424, D. Afonso V, em 4 de Outubro de 1446, D. Manuel I, em 21 de Fevereiro de 1519. Esta última, fala dos "privilégios dos reys passados e por nós conformados as cousas que em nossos reynos pertencem à Ordem de São João de Hierusalem pêra lhe conservarem e guardarem  os privilégios e liberdades que de nós e de nossos antecessores tinham os comendadores e cavaleiros e caseiros da dita ordem…".», in "Monografia da Laje", P. António Maria Vilela de Sousa, 1958).
Rio da Nogueira-Aguela
Tudo leva a crer que se trata da Ordem de Malta (oficialmente Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, também conhecida por Ordem do Hospital, Ordem de S. João de Jerusalém, Ordem de S. João de Rodes, etc.). É uma organização internacional católica que começou como uma Ordem Beneditina fundada no século XI na Terra Santa, durante as Cruzadas, mas que rapidamente se tornaria numa Ordem militarcristã, numa congregação de regra própria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos àquela terra.

Informação mais detalhada sobre a Via Romana pode ser consultada no seguinte endereço  na Internet: http://viasromanas.planetaclix.pt/bragatui.
Sobre o Caminho de Santiago há muitos sítios que podem ser consultados. Eis algumas sugestões: www.jacobeus.org; www.caminhodesantiago.com; www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT.

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício