26.12.16

Igreja prepara festa do padroeiro

Missa de Natal
Paróquia da Lage celebra tradição
de dar o Menino a beijar
 

Na paróquia da Lage, Vila Verde, cumpriu-se a tradição de dar o Menino Jesus a beijar na Missa solene de Natal, na manhã de domingo, que este ano foi concelebrada pelo pároco da Lage, Constantino Vilela de Sousa, e pelo padre jesuíta Manuel Morujão.
A organização das celebrações esteve a cargo de movimentos da paróquia, como a Catequese e o grupo Jovens em Caminhada que fez uma representação do presépio ao vivo. Os paroquianos puderam também apreciar o Presépio exposto em frente ao altar-mor.
Na homilia, o padre Manuel Morujão, refletindo sobre a liturgia do Dia de Natal, começou por lembrar que Deus fez-se Homem e encarnou em nós para nos salvar.
O celebrante disse que é importante que as nossas palavras sejam «consistentes», ao jeito das palavras de Deus.
Lembrando que Deus faz-se no pão e no vinho, sublinhou que é importante que a Eucaristia esteja sempre presente nas nossas vidas e nela devemo-nos lembrar sempre o nascimento de Jesus Cristo.
«A Eucaristia é uma divina manjedoura onde nos alimentamos de Deus», disse.
O sacerdote terminou exortando os fieis a estarem sempre atentos aqueles que mais precisam.
O padre Manuel Morujão é o orador convidado para os momentos de reflexão durante o Sagrado Lausperene que acorrerá nos dias 6 e 7 de janeiro na igreja paroquial da Lage, por altura das festa do padroeiro, S. Julião.


8.12.16

Missa transmitida em direto pela RTP 1

Grupo Coral da Lage soleniza
festa da Imaculada Conceição no Alívio






O arciprestado de Vila Verde celebrou a festa da Imaculada Conceição, este domingo, 8 de dezembro, no santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Soutelo, numa eucaristia solene que teve transmissão em direto pelo Canal 1 de RTP.


Presidiu a esta missa matinal o capelão do santuário, o padre paulista Francisco Rebelo, que na homilia centrou a sua reflexão em Maria, mãe de Jesus Cristo, em consonância com o plano pastoral da Arquidiocese de Braga, dedicado à ‘Fé Contemplada’ e à devoção mariana, com o tema ‘Feliz de ti que acreditaste’ (Lucas 1, 45).

A eucaristia foi concelebrada pelo arcipreste de Vila Verde, o padre Carlos Lopes, e solenizada por três grupos corais polifónicos: o da Lage, o de Soutelo e o do Alívio, regidos pelo maestro padre Sebastião Faria.

Neste dia, o Grupo Coral Polifónio da Lage, que tem como padroeira a Imaculada Conceição, celebrou o seu 33.º aniversário. O programa iniciou-se com a celebração da eucaristia e culminou com um almoço e convívio, na Lage, onde se cantaram os parabéns e cortou o bolo de aniversário.  


Na Solenidade da Imaculada Conceição, os cristãos são convidados a equacionar o tipo de resposta que dão aos desafios de Deus. Ao propor o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para os cristãos e para o mundo.


O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.

Fotos: Captadas a partir da emissão da RTP

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício