23.8.16

Milhares de pessoas nas festividades no Monte de Santa Cruz

Festa de Santa Helena fomenta
convívio entre lagenses
 
As festividades em honra de Santa Helena na Lage chegaram ao fim depois de quatro dias de celebrações religiosas, espetáculos musicais, sessões de fogo de artifício e muita animação.


No último dia, domingo, o pároco da Lage realçou o caráter agregador desta festa que atrai todos os anos milhares de lagenses e visitantes ao Monte de Santa Helena, também conhecido por Monte de Santa Cruz.
Na celebração da missa em honra da santa, a partir do átrio da capela, o padre Constantino Vilela de Sousa considerou que estas festividades, com todo o seu significado religioso, têm o condão de fomentar o convívio entre os lagenses, principalmente entre os que residem na freguesia e os que estão emigrados e que neste período do ano regressam à terra para gozo de férias.


A missa de domingo e a majestosa procissão que sai à tarde da igreja em direção à capela são os principais momentos das festividades em honra de Santa Helena, considerada padroeira dos emigrantes.


A procissão integrou quinze andores e dezenas de figurados, acompanhados pela Fanfarra da Vila de Prado, pelos Escuteiros da Lage e a Banda de Música de Estorãos.

 

17.8.16

Festividades em honra de Santa Helena de 18 a 21 de agosto

Música, celebrações religiosas e fogo de artifício no Monte de Santa Cruz

Lage festeja Santa Helena durante quatro dias

O levantamento do Arco, quinta-feira, 18 de agosto, às 18h00, marca o arranque das festividades em honra de Santa Helena da Lage, que estão entre as mais grandiosas do concelho de Vila Verde.
No dia litúrgico de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes, é ainda celebrada uma missa em honra da santa, às 20h30, seguida de procissão de velas.
O ponto alto da festa acontece domingo, dia 21, com as celebrações religiosas: às 11h00, a Eucaristia solene, na Capela de Santa Helena, e às 15h30 a majestosa procissão, desde a igreja paroquial da Lage até à capela, com a presença da Associação Fanfarra da Vila de Prado.
Mickael Akordeon (dia 18), Tekos (19), Dj Viktor Soul (20), Miguel Gameiro e Pólo Norte (20) e o Grupo Novas Tradições  (21) são artistas que este ano animam as festas da Lage que todos os anos são asseguradas por uma comissão constituída por voluntários da freguesia.

No sábado de manhã, o grupo “Os Gémeos” irá percorrer os vários lugares da freguesia, a partir das 8h00, ao som de bombos e outros instrumentos musicais.

No domingo, além das celebrações religiosas, destaca-se o desfile e a atuação de quatro ranchos folclóricos (Santa Cecília de Vilaça – Braga; São Martinho de Moure-Vila Verde; Vila de Prado -Vila Verde, Nossa Senhora da Pena de Carreiras São Miguel – Vila Verde), no Monte de Santa Helena, a partir das 18h30.
Nos quatro dias da festa, após as atuações musicais, haverá sessões de fogo de artifício, sendo a de sábado à noite a mais demorada e “vistosa”.

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício