30.10.14

D' Arte assinala Dia das Bruxas na Lage

 Na noite de 31 de outubro 

 


 

Escola do Penedo
recebe festa de Halloween

A D'Arte - Associação de Artistas de Vila Verde organiza, esta sexta-feira, 31 de outubro, na Casa das Artes- Escola do Penedo, na Lage, uma festa de Halloween.
O evento tem início às 21h30 e promete muita animação e... arrepios.
O Halloween é uma festa que se comemora todos os anos na véspera do Dia de Todos os Santos,  em grande parte dos dos países ocidentais, sendo mais representativa nos Estados Unidos da América, para onde foi levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.


As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

17.10.14

Sessão na Junta de Freguesia, dia 17 de outubro, às 18h00


Festa do Cinema Francês
passa pela Lage

"Les Vacances du Petit Nicolas"
A freguesia de Lage está incluída no roteiro da 15.ª Festa do Cinema Francês, que decorre até 22 de novembro, envolvendo 18 cidades e seis aldeias.
O evento é organizado pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal.
Como na Lage é divulgada a língua francesa através dos cursos proporcionados pela Alliance Française, os organizadores decidiram convidar a Junta de Freguesia a associar-se e a ceder instalações para uma sessão cinematográfica, que tem lugar hoje com entrada gratuita.
"Les Vacances du Petit Nicolas" é a película a axibir, a partir das 18h00. Trata-se de uma comédia, realizada este ano por Laurent Tirard.
A inclusão de aldeias no programa é uma das principais novidades desta edição da Festa do Cinema Francês, que alargou o seu programa a mais localidades (a edição do ano passado realizou-se apenas em sete cidades do país).
«A Festa do Cinema Francês quer chegar cada vez mais próximo das pessoas e levar o que de melhor e mais recente tem a cinematografia de produção francesa, um cinema para todos os gostos, diverso, divertido, sério, fantástico, animado, tocante», afirma a organização, que espera atingir 50.000 espectadores.
Esta edição apresenta 140 sessões, 25 ante-estreias, recebe 6 convidados e presta duas homenagens.

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício