30.9.13

Carlos Pedro Castro vence Autárquicas com maioria absoluta

Equipa do PSD reeleita na Lage  
A candidatura do PPD/PSD, liderada por Carlos Pedro Castro, venceu  este domingo, com maioria absoluta, as eleições para a Assembleia de Freguesia da Lage, com 796 votos (54,30%), mais 305 que a segunda lista mais votada, a do PS, encabeçada por Pedro Vasconcelos, que arrecadou 491 votos (33,49%). Em terceiro lugar ficou a candidatura do PCP-PEV, liderada por José Araújo, com 98 votos (6,68 %), de acordo com os resultados divulgados pela Direção-Geral da Administração Interna.
Houve ainda 40 votos em branco (2,73%) e 41 nulos (2,80%).
O PSD consegue seis mandatos e o PS três.
De um total de 2.592 inscritos, votaram 1.466 eleitores. A abstenção neste ato eleitoral na Lage foi de 43,44 por cento.
Em relação às Eleições Autárquicas de 2009, a equipa do PPD/PSD (praticamente a mesma de há quatro anos) conseguiu mais 91 votos, uma subida de 12,9 %. O PS obteve nestas eleições menos 66 votos que a candidatura de independentes que se apresentou em 2009 com o apoio de socialistas e outras forças partidárias.
O PCP-PEV, ao passar de 56 para 98 votos, foi a força partidária que mais subiu na Lage em termos relativos, 75 %, face às últimas Autárquicas.
Neste acto eleitoral, apesar de haver mais 353 inscritos que em 2009, a abstenção subiu 4,45 %.
Para a eleição de candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Vila Verde, o PSD também venceu na Lage com, respetivamente, 693 votos (47,27%) e 686 (46,79%). O PS obteve 574 votos para a Câmara (39,15%) e 530 para a Assembleia Municipal (36,15%). O PCP-PEV arrecadou, respetivamente, 65 (4,43%) e 96 votos (6,55%). Por último, o CDS-PP teve 39 (2,66%) e 49 votos (3,34%).
Na votação para a Câmara houve 53 votos em branco (3,62%) e 42 votos nulos (2,86%). Para a Assembleia Municipal o número de votos em branco chegou aos 61 (4,16%) e os nulos foram 44 (3 %).
A lista de Carlos Pedro Castro, que se apresentou ao eleitorado para mais um mandato com o lema “Equipa de Confiança”, compromete-se a concretizar nos próximos quatro anos o processo de reconstrução e ampliação da casa mortuária, já aprovada pela assembleia de freguesia  e com dotação orçamental assegurada através de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Vila Verde, a construção do centro educativo da Lage, já aprovado pelo Município e com financiamento garantido pelos fundos comunitários, e o processo de implementação do parque de lazer e desportivo, há muito prometido à população.

7.9.13

Equipamento inaugurado em mês de Eleições

 
Escola do Penedo adaptada para dinamização e formação artística
Casa das Artes abre este domingo na Lage
 A Câmara Municipal de Vila Verde, a Junta de Freguesia da Lage e a Associação D’ Arte inauguram este domingo, dia 8 de setembro, as obras de requalificação da Escola do Penedo – Casa das Artes, um equipamento para a dinamização e formação artística.
Cerca de dois anos após o início dos trabalhos, esta antiga escola primária - a primeira da freguesia da Lage, datada de finais do séc. XIX -, que esteve votada ao abandono durante vários anos, irá ganhar agora uma nova função social, sob a orientação da Associação de Artistas de Vila Verde – D’Arte.
O sessão inaugural inicia-se às 18h30, contando com o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, o presidente da Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro Castro, entre outros convidados. O pároco da Lage, o padre Constantino Vilela de Sousa, procederá à bênção das instalações.
No início das obras, em 2011
O programa inclui ainda a abertura da exposição inaugural, “Memórias desta Escola”, a apresentação do programa de atividades da Casa das Artes e um momento musical.
A adaptação do edifício escolar num centro de formação e divulgação das artes resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da Lage e a Associação D’ Arte, tendo o Município cedido a antiga escola primária e apoiado financeira e tecnicamente as obras de adaptação.  A Junta de Freguesia da Lage apoiou também financeiramente, contribuindo ainda com mão-de-obra e material.
«Com a cedência da antiga Escola do Penedo, o Município aproveita uma estrutura desactivada por força do reajustamento da rede escolar para assim valorizar um património cultural e arquitectónico do Concelho», realça o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela.
Dirigida pelo artista lagense Maciel Cardeira, a Associação D´Arte pretende fazer no novo centro «um espaço de contacto entre jovens artistas, proporcionando experiências que permitam o desenvolvimento da imaginação, criatividade e da expressão artística nas suas várias dimensões».
No local serão também organizadas exposições, leccionados cursos de formação e promovidos outros eventos destinados ao público em geral.
A própria sede da D’Arte fica instalada neste edifício agora remodelado.


1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício