20.8.13

Lage ajuda crianças órfãs em Moçambique

 Festas superaram
expetativas da Comissão 

As festividades em honra de Santa Helena chegaram ao fim após quatro dias marcados por espetáculos musicais, celebrações religiosas e momentos de fogo de artifício.
A Comissão de Festas faz um balanço bastante positivo, destacando a «grande afluência» de pessoas nos dias das atuações musicais, especialmente no sábado à noite,  e durante a missa campal, na manhã de domingo, e da majestosa procissão em honra da santa, à tarde, a qual incorporou 17 andores, cerca de 150 figurados, as várias confrarias da paróquia com as suas bandeiras, Escuteiros da Lage, Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro, Fanfarra da vila de Prado,  entidades civis e religiosas.

«O recinto esteve bem composto, houve alturas em que ficou repleto; aquilo que as pessoas nos dizem é que gostaram muito», refere António Alves, um dos membros da Comissão de Festas.
O momento que reuniu mais gente no recinto terá sido o do concerto de Adriana Lua, a cabeça de cartaz destas festas, que acabou por ser uma «agradável surpresa» para a Comissão e para muitos espetadores, que não conheciam ou nunca tinham apreciado as qualidades artísticas da brasileira em palco.
«Foi claramente uma aposta ganha. Pelo feed-back que nos chegou, foi um concerto muito bom. Houve mesmo quem o considerasse o melhor de todas as festas de Santa Helena», diz José Manuel Pereira, outro membro da Comissão.
«Estas festividades superaram as expetativas. Felizmente, não houve percalços, tudo correu bem», acrescentou.
Este ano, a missa campal e a majestosa procissão contou também com o padre Vítor Lamosa, responsável por um projeto de voluntariado na área social na Diocese de Tete, Moçambique. Os peditórios das missas do fim-de-semana na Lage reverteram a favor desta missão solidária, que abrange cerca de 70 crianças órfãs, cujos pais morreram vítimas de SIDA.

19.8.13

Festa de Santa Helena

Animação de sábado à noite juntou milhares no Monte de Santa Helena
Alguns milhares de pessoas marcaram presença na noite maior das festividades em honra de Santa Helena, atraídas pelos espetáculos musicais e o fogo de artifício. A brasileira Adriana Lua, com a sua voz doce e envolvente, espalhou uma "boa onda" no recinto e depressa conquistou o público.
Concerto de Adriana Lua  (foto: José Pereira)

Espetáculo de cor estrondoso
Arrebatador foi também o espetáculo pirotécnico que estrelou o céu daquele que é um dos montes mais aprazíveis do concelho de 
Vila Verde.
Preparação para a montagem do arco (Foto: José Pereira)
Fogo de artifício é dos momentos mais aguardados
Simples mas imponente (Foto: José Pereira)
Rua principal de acesso à capela






Imagens da noite de sábado, 17 de agosto, e de dias anteriores





14.8.13

De 15 a 18 de agosto

Música, celebrações religiosas e fogo de artifício atraem milhares de pessoas ao Monte de Santa Helena
Lage vive quatro dias de festa
 
O levantamento do arco, esta quinta-feira, 15 de agosto, às 18h00, marca o início das festividades em honra de Santa Helena, considerada a padroeira dos emigrantes.
A Orquestra Musical Norte e a cantora Adriana Lua são os principais nomes anunciados
no cartaz para animar a noite de sábado, que é aquela que habitualmente atrai mais gente ao Monte de Santa Helena.
Com uma programação menos sonante do que a das festas de anos anteriores,  a Comissão aposta, ainda assim, em espetáculos musicais nos quatro dias, seguidos de sessões de fogo de artíficio - uma das atrações desta festa, principalmente o espetáculo pirotécnico de sábado.
Assim, na primeira noite, dia 15, a partir das 22h00, sobem ao palco os Amigos da Concertina de Barcelos.
Na sexta-feira, é a vez da atuação do cantor Anjinho e Amigos (21h00), seguindo-se um espetáculo da Orquestra Flash Show (22h30).
Os Zés Pereiras de Atiães (uma presença habitual nas festividades de Santa Helena), e os Zés Pereiras Estrelas Norte de Barcelos percorrem a freguesia durante a manhã de sábado, anunciando com os seus característicos instrumentos musicias um fim de semana de folia. À noite atuam, como já foi mencionado, a Orquestra Musical Norte e a cantora Adriana Lua.
No último dia da festa, 18 de agosto, dia em que se celebra a festa litúrgica de Santa Helena, o destaque vai para o programa religioso, que começa às 11h00 com a Eucaristia solene em honra da santa, na capela com o seu nome, depois da entrada da Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro. 
Pelas 15h00, sai da igreja paroquial da Lage a majestosa procissão em direção ao Monte de Santa Helena, incorporando dezenas de figurados, as várias confrarias da paróquia com as suas bandeiras, escuteiros, banda de música, entidades civis e religiosas.
Após um sorteio de prémios, haverá,  a partir das 18h30, um espetáculo de folclore com a atuação dos ranchos da Vila de Prado, da Casa do Povo da Vila de Prado e das Lavradeiras.
A dupla Miguel Costa e Marta põem fim à animação musical com uma atuação a partir das 22h00, ao que se segue um momento de fogo de artifício.

3.8.13

Comissão organiza últimos eventos antes da festa

"Poio da Vaca" promete tarde animada
no Monte de Santa Helena
O Monte de Santa Helena recebe este domingo, 4 de agosto, o último jogo "Poio da Vaca" deste ano, numa organização da Comissão da Festa de Santa Helena.
A iniciativa tem como propósito a angariação de fundos para as festividades, que se realizam de 15 a 18 de  agosto. 
No bar da Comissão são servidos, durante a tarde, porco assado no espeto e outros petiscos, sem esquecer as bebidas.
O jogo "Poio da Vaca" consiste em soltar uma vaca para um espaço dividido em quadrados numerados e esperar que o animal faça as suas necessidades fisiológicas. Vence o jogo o detentor do número do quadrado onde cair o “poio”.
A vaca “da sorte” será solta a partir das 14h30 e irá passear-se num terreno, cercado, junto à capela.
Quantas mais apostas se fizer, mais são as possibilidades de se ganhar. O vencedor receberá como prémio...a própria vaca.
 No dia 11 de agosto (domingo), será organizado um bazar de oferendas, no Monte de Santa Helena, a partir das 14h30, também com bar aberto.
A poucos dias do início das festividades, a Comissão apela à colaboração e agradece todos os contributos dos lagenses e não só, sem os quais não seria possível realizar a festa daquela que é considerada a padroeira dos emigrantes.


 

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício