19.7.13

Encontro festivo este fim de semana

Lagenses convivem
no Monte de Santa Helena

A Comissão de Festas de Santa Helena promove, este fim de semana, o Encontro Lagense na envolvente da capela, onde são esperados centenas de lagenses bem como visitantes de freguesias vizinhas.
Esta festa de verão, que conta com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Vila Verde e outros organismos locais, tem como objetivo a angariação de fundos para as festividades em honra de Santa Helena, que se realizam no terceiro fim de semana de agosto, bem como o convívio entre os habitantes da Lage.
O evento inicia-se na noite de sábado, dia 20 de julho, com um espetáculo, a partir das 22h00, pelo Trio Boémios, ao que se segue a atuação de um DJ com música de dança. Durante a noite há caipirinha e queimada.
Domingo (22 de julho) é celebrada uma missa campal, no Monte de Santa Helena, às 11h00, pelo pároco da Lage, o padre Constantino Vilela de Sousa, e solenizada pelo Grupo de Jovens em Caminhada da Lage.
Pelas 13h00 tem início um almoço convívio, com comida grátis, animado pela dupla Miguel e Quim (O grilo da zirinha).
O programa compreende ainda jogos populares e diversão, a partir das 15h00, e termina com um encontro de concertinas.
Durante os dois dias no bar da Comissão há, como habitualmente, vários petiscos e bebidas.

12.7.13

Segundo cortejo do ano dia 14 de julho

Monte de Santa Helena acolhe
leilão de oferendas

Decorre este domingo, 14 de julho, o segundo “grandioso cortejo” de oferendas do ano em favor das festividades em honra de Santa Helena, que se realizam no terceiro fim de semana de agosto.
O desfile sai do lugar de Carvalhô, às 14h30, e segue em direcção ao Monte de Santa Helena - local onde serão leiloadas as ofertas -, passando pelos lugares do Souto, Bouçós, Veiga, Cruzeiro, Igreja, Boca e Sobreiro.
Cargas de lenha, areia, produtos agrícolas, alimentos, animais de capoeira e dinheiro são alguns dos bens que costumam ser doados neste tipo de eventos tão populares no Minho. 
Para este cortejo estão contabilizadas cerca de 50 cargas de lenha, mais dez que no primeiro, ocorrido no dia 2 de junho.


Confirmada está também  a presença de um carro alegórico em que se irá cozer pão à moda antiga para ser vendido durante o leilão, junto à capela.
 A Comissão de Festas, entidade organizadora do cortejo, terá o bar aberto como habitualmente, servindo petiscos e bebidas. 

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício