27.8.11

Festividades em honra de Santa Helena superam expectativas


«Uma festa como nunca se viu»



«Grandiosas, atractivas e bastante animadas», assim se podem qualificar as festividades em honra de Santa Helena da Lage, Vila Verde, que tiveram lugar entre os dias 18 e 21 de Agosto.
A actuação dos UHF, no sábado, e as celebrações religiosas, no domingo, nomeadamente a procissão em honra da Santa, foram dos momentos que atraíram mais pessoas ao Monte de Santa Cruz ou Santa Helena.
«Uma festa como nunca se viu» na Lage, segundo os comentários de muitos lagenses que não se recordam de ver tanta gente nas festividades maiores da freguesia.
A Comissão de Festa traça um balanço bastante positivo, referindo que as expectativas «foram ultrapassadas», dada a «enorme afluência» registada, sobretudo no fim-de-semana, apesar da ameaça de mau tempo, durante o domingo.
O concerto dos UHF, no sábado à noite, concentrou no recinto em frente à capela alguns milhares de pessoas, que não se cansaram de aplaudir e entoar as músicas deste reconhecido grupo de rock português. Isto graças ao vocalista que, bem ao seu estilo, “puxou” pelo público desde o início ao fim do espectáculo.
Em nome do todo o grupo, António Manuel Ribeiro agradeceu a recepção calorosa naquela que apelidou de ‘sala de espectáculos de Santa Helena’. «Estivemos hoje em casa, aqui nesta romaria que mantém tradições vivas e pessoas juntas e hoje a causa também foi a música, além da religiosidade que uma romaria compreende», assinalou.
António Peixoto, da Comissão de Festas, reconhece que a contratação dos UHF foi uma «boa aposta», já que a banda atraiu muita gente e acabou por dar um concerto memorável e mais longo do que o previsto, o que fez retardar o início da sessão de fogo de artifício.
Outro aspecto positivo apontado pela Comissão foi a entrega dos espectáculos de pirotecnia a outro fogueiteiro já que conseguiu «melhores condições» com um  orçamento idêntico ao do ano passado.
Contratar um segundo grupo de Zés Pereiras para ser possível dar a volta à freguesia apenas no sábado, em vez de sexta e sábado, foi outra decisão acertada, segundo a Comissão de Festas que destaca ainda, no plano musical, a actuação de mais um grupo no domingo (a dupla Daniel Branco e Daniel Nogueira) para além dos ranchos folclóricos.

Fotos:
1,3 e 4 - Jornal "O Vilaverdense"
2, 5 e 7 - Rui Rodrigues
6 - Jorge Inácio

19.8.11

Entrevista aos UHF

António Manuel Ribeiro na véspera do concerto na Festa de Santa Helena
«Vamos gerar a cumplicidade de uma noite bem passada»


Na véspera do concerto maior das festividades em honra de Santa Helena, na Lage, o vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro, antecipa e partilha aqui um pouco do que será o grande espectáculo deste sábado à noite no Monte de Santa Helena, onde é esperada uma multidão de gente que não quer perder a oportunidade de ver e ouvir uma das mais carismáticas e apreciadas bandas de rock portuguesas.

O que é que o público pode esperar deste concerto no Monte de Santa Helena, em ambiente de festa popular?
- Os UHF irão atravessar toda a sua carreira de sucessos, incidindo no seu novo disco – “Porquê?” – que já tem três singles de grande divulgação, por terem feito parte da banda sonora da telenovela “Anjo Meu” da TVI e serem destaque radiofónico.


A motivação é a mesma que estar em cima de um palco de uma grande sala de espectáculos?
- A motivação tem a ver com o facto de gostarmos do que fazemos, é um trabalho que se desfruta pelo prazer que dá, indo sempre ao encontro do público que queremos ver participar na festa, porque é de uma festa que se trata nos concertos dos UHF. Diferença para uma sala não há, talvez mais exigência por haver tanta gente.


Vão apresentar o mesmo alinhamento dos últimos concertos, ou poderá haver alterações no decorrer do concerto mediante as reacções do público?
- Normalmente o repertório está traçado à partida, excepto no fim quando voltamos ao palco. Aí improvisamos o que vamos tocar.


Vamos ter uns UHF mais saudosistas ou contemporâneos?
- Contemporâneos, baseados no novo disco, mas sem esquecer a bagagem que fomos construindo ao longo de 3 décadas, que faz a nossa história e marca as pessoas que sempre nos ouviram.


—  Vão tocar muitas faixas do vosso mais recente trabalhos discográfico, "Porquê?"?

- Normalmente tocamos cinco canções do novo disco num lote 22 ou 23.

 — Como é que este disco está a ser recebido pelo público?

- A primeira edição deste disco esgotou no Natal passado, pelo que em Maio saiu uma segunda edição que inclui mais cinco canções.

—  Quando é que os UHF entrarão de novo em estúdio para gravar um novo CD?
- Nós andamos sempre a gravar coisas novas, a prova está na canção original que abre o nosso site, com o título “Por Portugal Eu Dou”. Temos dois novos CDs alinhados, veremos qual vamos gravar em primeiro lugar.


Já se pode adiantar que tipo de disco será?

- Ainda não, porque um é de originais e o outro é a “Mensagem” (todo o livro) do Fernando Pessoa, que musiquei.

—  Em véspera do concerto, querem deixar alguma mensagem ao público que vos vai ouvir e ver em palco (estima-se para cima de 10 mil pessoas)?
- Os UHF aprenderam há muito a celebrar a emoção das festas populares portuguesas, tocamos muito a norte e muito no Minho. Vamos gerar a cumplicidade de uma noite bem passada.

17.8.11

Início da Festa de Santa Helena


Arco de 30 metros é erguido
ao fim da tarde de quinta-feira

O levantamento do arco e o espectáculo musical de Jorge Loureiro e sua banda marcam, esta quinta-feira, 18 de Agosto, o início das festividades em honra de Santa Helena, na freguesia da Lage, Vila Verde, que decorrem até domingo, dia 21.
O arco, que começou a ser construído no passado sábado, tem 30 metros de cumprimento, e apresenta-se enfeitado com motivos diversos, em papel, e com uma tela com a imagem de Santa Helena, graças ao trabalho aturado e meticuloso de uma vintena de pessoas, metade das quais os jovens mordomos da festa, que nos últimos dias têm sido incansáveis para que às 18h00 desta quinta-feira o arco possa ser levantado.
Pelas 20h30, tem início uma missa em honra de Santa Helena, seguida de uma procissão de velas.
Neste primeiro dia, a animação musical é assegurada por Marciana, a partir das 21h30, e por Jorge Loureiro e sua banda, às 22h00.
A noite termina com uma sessão de fogo de artifício.  

13.8.11

Monte de Santa Helena aguarda visitantes a poucos dias da grande Festa

Bazar de oferendas junta-se
a feira e “porco no espeto"

 Realiza-se este domingo, 14 de Agosto, mais uma edição da feira tradicional e do porco assado no espeto no Monte de Santa Helena.
Em simultâneo decorre, da parte de tarde, um bazar de oferendas para serem arrematadas a favor da Festa de Santa Helena.
A poucos dias do início das festividades (18 a 21 de Agosto), e com o tempo de feição ao convío ao ar-livre, a Comissão de Festas e a Junta de Freguesia esperam uma grande adesão a estes eventos que se destacam no calendário mensal de realizações na freguesia.
Em mês de férias,  por excelência, são aguardados, sobretudo, muitos emigrantes da terra e de localidades em redor, que terão oportunidade de, pela primeira vez, visitar uma feira na freguesia da Lage.
«Arrancamos com esta feira em Novembro de 2010 e, de facto, para a esmagadora maioria dos nossos emigrantes vai ser uma novidade, e espero que positiva, porque estamos de braços abertos para os receber e dar-lhes as boas-vindas», assinala o presidente da Junta de Freguesia.
Segundo Carlos Pedro Castro, a feira – que é organizada pela autarquia - decorre das 7h30 até ao fim da tarde de domingo, contando com a presença de cerca de meia centena de expositores.
O evento gastronómico “porco no espeto” decorre durante a tarde e é animado com concertinas e cantares ao desafio.
A Comissão de Festas deixa o convite para um passeio este domingo ao Monte de Santa Helena, assegurando que quem lá se deslocar não vai dar por mal empregue o seu tempo de descanso.
Neste dia vão estar em exposição os prémios a sortear na Festa de Santa Helena.

9.8.11

Festa decorre de 18 a 21 de Agosto

Comissão apresenta programa



UHF na Santa Helena 


Pela primeira vez, a festa de Santa Helena recebe um grande grupo português da música rock, sobejamente conhecido do público: os UHF.
A banda liderada por António Manuel Ribeiro dá um concerto na noite do dia 20 de Agosto, sábado, a partir das 22h30. Antes e depois dos UHF e da sessão de fogo-de-artifício actua a banda 5.ª Dimensão.
O cantor popular barcelense Jorge Loureiro, consagrado recentemente com disco d´ouro pela Rádio Voz do Neiva/Jornal ‘o Vilaverdense’, é outra das atracções da maior festa na Lage, que apresenta um dos melhores cartazes de Verão na Região.
A Festa em honra de Santa Helena, apontada como padroeira dos emigrantes, tem lugar de 18 a 21 de Agosto e foi apresentada, em conferência de imprensa, no passado sábado, pela Comissão Festas.
O programa festivo está fechado e este ano aposta forte na animação nocturna, ressaltando os espectáculo de música – e música para todos os gostos -, acompanhados de sessões de fogo de artifício.
No primeiro dia das festividades, quinta-feira, dia 18 de Agosto, actua o artista barcelense Jorge Loureiro e sua Banda, que ainda recentemente brindou os seus fãs no Monte de Santa Helena, aquando do I Festival de Verão da Rádio Voz do Neiva.
Antes deste espectáculo, actua a cantora Marciana.
Pelas 18h00, vai acontecer o levantamento do arco, um momento que gera sempre alguma curiosidade e até entusiasmo.
Na noite de sexta-feira, 19 de Agosto, sobe ao palco a Banda Lux.
No dia 20, como já foi referido, animam o recinto a banda 5.ª Dimensão e os UHF que deverão tocar alguns temas conhecidos como “Cavalos de Corrida”, “Rua do Carmo”, “Sarajevo”, “Foge comigo Maria”, “ Menina estás à Janela”, “Dança Comigo”, Matas-me com o teu olhar” e muitos outros.
O grupo deverá aproveitar também para divulgar alguns temas do seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “Porquê?”, editado o ano passado, e do qual se destaca o single com o nome que dá título ao CD.
No domingo, último dia da Festa, tem lugar um festival de folclore com a participação de 5 grupos (Rancho Infantil de Atiães, Rancho Infantil da Vila do Pico de Regalados, Rancho Folclórico S. Estevão de Regadas, Rancho Folclórico de Moure, Rancho Folclórico Casa da Barca de Villepreux).
Não menos importante é a componente religiosa, de que se destaca a majestosa procissão em honra de Santa Helena, no domingo à tarde. Este cortejo religioso sai da igreja paroquial da Lage pelas 15h00, em direcção à capela de Santa Helena, e integrará entre 15 e 18 andores, dezenas de figurados, os membros da Comissão de Festas, as confrarias da paróquia, representantes de movimentos da igreja, os Escuteiros, culminando com um sermão.
De manhã, às 11h00, é celebrada uma missa campal junto à capela, presidida pelo Padre Constantino Vilela de Sousa, pároco da Lage, que, celebra as suas bodas de ouro sacerdotais no dia 15 de Agosto. A Eucaristia é solenizada pelo Grupo Coral da Lage. A partir das 9h00 actua a Banda Filarmónica de Calvos.
Como é tradição, dois grupos de Zés Pereiras vão percorrer os lugares da freguesia no sábado de manhã.
Dado que o espectáculo dos UHF irá atrair, certamente, milhares de pessoas a este recinto, a Comissão de Festas apela às pessoas que não se guardem para a última hora, procurem estacionar as suas viaturas de modo a não criar obstáculos à circulação, e colaborem com os agentes da autoridade (a GNR), que estarão nos principais acessos a ordenar o trânsito.


Confraria e Junta querem
valorizar Monte de Santa Helena


Na mesma conferência de imprensa, a Confraria de Santa Helena e a Junta de Freguesia da Lage anunciaram publicamente a celebração de um protocolo para prosseguir as obras de valorização do Monte de Santa Helena, um dos ex-libris do concelho de Vila Verde.
Executada a fase de manutenção e melhoramento do recinto em frente à capela, num investimento de cerca de 28 mil euros, as duas entidades pretendem agora criar um espaço multifunções, que permita a prática de desporto, lazer e a realização da feira mensal.
O presidente da Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro Castro, adiantou que o primeiro passo consistirá na criação de uma área para a prática desportiva.
«Começaremos por intervir ao nível do piso, passando depois à criação e ampliação de infra-estruturas, nomeadamente balneários e casas de banho, tornando-os acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida», explicou.
Será também criado um espaço de lazer, com área para piqueniques ou merendas, e criado um miradouro, de maneira a aproveitar a magnífica vista que daquele local é possível obter sobre o vale do Cávado.
A Confraria e a Junta de Freguesia pretendem, assim, dotar o Monte de Santa Helena das «melhores condições de visita», que possibilitarão, no futuro, integrar o local no projecto da Rota dos Miradouros que o Município de Vila Verde vai desenvolver, numa estratégia de promoção do Turismo concelhio.
Para já ainda não existe uma data apontada para o início das obras, mas a Confraria de Santa Helena e a Junta de Freguesia da Lage gostariam que a intervenção tivesse início ainda antes do final do ano.
Segundo Carlos Pedro Castro, «ainda não existe uma estimativa orçamental para as obras, mas os gastos serão inteiramente sustentados pela Junta de Freguesia da Lage, pela Câmara de Vila Verde e pela Confraria de Santa Helena, sobretudo com verbas sobrantes das festas.


Programa detalhado da Festa

Quinta-feira - 18 Agosto

10H00 - Abertura das festividades com salva de morteiros.
10H15 - Música gravada.
18H00 - Levantamento do Arco.
20H30 - Eucaristia em Honra de Sta. Helena, seguida da procissão de velas.
21H30 - Actuação de Marciana.
22H00 - Actuação de Jorge Loureiro e sua banda.
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.


Sexta-feira - 19 Agosto

10H00 - Música gravada.
21H30 - Actuação da banda: “1ª Banda Lux”.
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.

Sábado 20 Agosto

08H00 - Início da volta pela freguesia com os “Zés P’reiras de Atiães” e “Zés P’reiras de Pedregais”
10H00 - Música gravada.
21H30 - Actuação da banda “5ª dimensão”.
23H00 - Actuação do grupo “UHF”.
24H00 - Grandiosa sessão de fogo-de-artifício, seguida pela continuação da actuação da banda “5ª dimensão”.

Domingo - 21 Agosto

09H00 - Entrada da “Banda Musical de Calvos”.
11H00 - Missa Solene na Capela de Sta. Helena.
14H30 - Entrada da Fanfarra da Cruz Vermelha de Prado.
15H00 - Majestosa procissão, da Igreja paroquial até ao Monte de Sta. Helena.
18H00 - Sorteio dos prémios.
18H30 - Desfile de ranchos folclóricos do Largo do Sobreiro até ao Monte de Sta. Helena, seguido de actuação:
Rancho Infantil de Atiães
Rancho Infantil da Vila de Pico de Regalados
Rancho Folclórico S. Estevão de Regadas
Rancho Folclórico de Moure
Rancho Folclórico Casa da Barca de Villepreux

22H00 - Actuação dos artistas locais: “Daniel Branco; Daniel Nogueira e Ayrton”
24H00 - Sessão de fogo-de-artifício.







1.8.11

Gado cavalar e bovino mostra-se no Monte de Santa Helena

Criadores e negociantes defendem continuidade do evento
150 animais na I Feira de Gado             

Cerca de 150 cabeças de gado cavalar e bovino, de 22 explorações pecuárias, mostraram-se naquela que foi a I Feira de Gado na freguesia da Lage, Vila Verde.
Esta exposição ocasional de animais realizou-se no Monte de Santa Helena, no passado sábado, com a presença de uma veterinária para controlo sanitário e conferir o registo dos animais.
A Comissão de Festas de Santa Helena, entidade organizadora, faz um balanço «bastante positivo» do evento, destacando a afluência de público e o número de explorações representadas.
«Estamos muito satisfeitos porque conseguimos ter aqui muita gente do mundo rural e muitas explorações em época baixa», realçou António Peixoto, um dos membros da Comisssão de Festas.
Da parte dos criadores e negociantes de gado, a avaliação também foi positiva, manifestando quase todos o desejo de que esta feira pecuária tenha continuidade.
«O arranque é sempre mais difícil, mas estou convencido de que a feira teve visibilidade e tem pernas para andar. Nesta região há muita gente que gosta destas iniciativas e isso é um sinal de que em Portugal a agricultura tem futuro», assinalou José Manuel Gida, criador e negociante de gado.
O dono de uma loja agrícola de Vila Verde aproveitou para levantar uma questão que, no seu entender, limita a acção dos agricultores, e que tem que ver com as exigências de pré-movimentação dos animais.
«Acho que existe muita burocracia, as pré-movimentações estão a reter os agricultores, devia de haver mais flexibilidade. As pessoas querem vender uma vaca e não conseguem, porque de 40 em 40 dias têm que tirar sangue aos animais. 
Além do tempo que o pessoal perde, isso custa 18 euros. Acho que bastava tirar sangue uma vez por ano e o animal podia ser movimentado para qualquer lado», considerou Domingos Silva.
Para este agente agrícola, o Ministério da Agricultura devia de acabar com as exigências desnecessárias no sector, dado que  há muita gente que sobrevive da pequena e média agricultura e não aguenta tantos encargos.
No final da feira, e depois de limpo o recinto, teve lugar um espectáculo musical no qual actuaram Pedro Cachadinha, “Gomes de Ponte de Lima”, Carlos Soutelo e Sargaceira.
O evento teve como propósito angariar fundos para Festa em honra de Santa Helena, que se realiza no terceiro fim-de-semana de Agosto.

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício