22.2.11

Troço do Caminho de Santiago é mais-valia para a Freguesia


Lagenses desafiados
a preservar o património

O presidente da Associação Confraria de S. Tiago “Espaço Jacobeus” desafiou a população da Freguesia da Lage a cuidar do seu património, incluindo o troço do Caminho de Santiago que «lamentavelmente», lembrou, foi cortado por uma urbanização, no loteamento do Penedo, entre o Lugar de Fêbros e a Escola do 1.º Ciclo.
"Caminho dos Portos"
«O que se passou é um grave atentado ao vosso património cultural e histórico. Temos que ter consciência do nosso património, da nossa história», assinalou Amaro Franco, numa conferência no Salão Polivalente da Junta de Freguesia da Lage, integrada num ciclo de três conferências sobre “O Caminho de Santiago no Concelho de Vila Verde”, organizado pelo Município.
O dirigente pediu aos lagenses que acolham bem os peregrinos e percorram o troço que atravessa a freguesia para assim melhor tomarem consciência da necessidade de o preservar e potenciar.
O presidente da Junta de Freguesia da Lage, Carlos Pedro Castro, prometeu que iria estar atento e procurar manter o troço preservado.
A vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes,  aludiu também para importância do bom acolhimento dos peregrinos, pois é a imagem do concelho, que  está em causa, mostrando-se convicta de que o povo vilaverdense é «simpático e acolhedor».
A conferência, organizada pelo Município de Vila Verde com a colaboração da Junta de Freguesia, teve como principal orador Francisco Sampaio, membro da Associação Confraria de S. Tiago “Espaço Jacobeus” e ex-presidente da extinta Região de Turismo do Alto Minho.
Durante a sua intervenção, Francisco Sampaio desafiou o Município de Vila Verde a tirar partido do património histórico e cultural em torno do Caminho  de Santiago, sustentando que «Vila Verde está num ponto nevrálgico do Caminho Português e o troço que atravessa o o território do concelho, com uma extensão de cerca de 15 quilómetros, está recheado de memórias, tradições, monumentos, motivos de atracção para os peregrinos».
 
Francisco Sampaio deixou algumas sugestões
Troços precisam
de ser melhorados

Francisco Sampaio defendeu ainda, na comunicação que proferiu, na noite do dia 18 de Fevereiro (sexta-feira), que é preciso melhorar «rapidamente» os Caminho de Santiago, avisando que ou os portugueses se empenham a sério na promoção e valorização deste património ou teremos os espanhóis a fazer esse trabalho.
«Temos que começar a trabalhar», advertiu, lembrando que no país vizinho já saiu um guia com a caracterização do Caminho Português.
Considerando os albergues de peregrinos «vitais» para dinamizar os Caminhos de Santiago, o dirigente da Associação Confraria de S. Tiago “Espaço Jacobeus” aludiu ainda para a importância da sinalização e preservação dos troços.
População desafiada a percorrer troço 
Lembrou que parte dos caminhos portugueses de Santiago são os mesmos que foram percorridos pelos romanos, tendo citado algumas personalidades importantes que o fizeram ao longo dos séculos, desde árabes a italianos, sem esquecer a Rainha Santa Isabel e o Rei D. Manuel.
Segundo Francisco Sampaio, a maior parte dos Caminhos no País estão identificados — como o Caminho do Noroeste, o Caminho do Lima, o Caminho do Norte, o Caminho Celanova, Caminho da Geira Romana, a Rota Marítima, a Via da Prata, a Rota Lisboa-Porto, mas, apesar disso, o Caminho Francês é o único que está aprovado pela UNESCO.
Durante 2010, Ano Santo Compostelano, o Caminho Português foi o segundo mais percorrido, tendo-se contabilizado 34.113 peregrinos (12,60%), atrás do Francês, com 189.120 (69,83%).
A Oficina de Peregrinos de Santiago de Compostela recebeu um total 270.818 peregrinos, quase mais dez mil do que no Jubileu de 2004 que foram 179.944. O próximo Ano Santo é um 2021.





21.2.11

Jogo durou quase três horas e premiou duas pessoas

Mil participações no "Poio da Vaca"

A edição de 2011 do jogo do “Poio da Vaca” realizada no último domingo (20 de Fevereiro) contou com cerca de mil participações, um número que superou as expectativas da entidade organizadora.
Animal foi solto passava das 15h30
A pesar da chuva que caiu durante a tarde, o animal foi lançado para o recinto, atraindo a atenção dos muitos aficionados que se deslocaram ao Monte de Santa Helena.

Porco no espeto decorreu em simultâneo
«O balanço é bastante positivo, só foi pena não termos Sol, se estivesse bom tempo teríamos muita mais gente a assistir e a animação seria maior», referiu João Silva.
Passava pouco das 15h30 quando um membro da Comissão da Festa de Santa Helena soltou a vaca, um exemplar da raça barrosã com cerca de 200 quilos e cinco ano de idade.
Comissão faz balanço positivo da iniciativa
De cornos enfeitados, o animal passeou-se num espaço delimitado junto à capela de Santa Helena durante cerca de duas horas e meia, até que decidiu fazer as suas necessidades fisiológicas.
O “poio” caiu em cima dos números 506 e 231, pertencentes a uma senhora da freguesia de Celeirós, Braga, e a um senhor de Gondomar, Vila Verde. Além da vaca, na altura foram também sorteados dois galos caseiros.
Em simultâneo decorreu uma iniciativa gastronómica com porco assado no espeto, que estava agendada para o passado domingo (13 de Fevereiro) e não se realizou devido ao mau tempo.
Tanto o jogo como o “porco no espeto” foram organizados com o intuito de angariar fundos para a realização da Festa de Santa Helena que se realiza no mês de Agosto.
O "Poio da Vaca" consiste em soltar um bovino para um espaço dividido em quadrados numerados e esperar que o animal faça as suas necessidades fisiológicas. Vence o jogo o detentor do número do quadrado onde cair o “poio”. O prémio é a própria vaca.
No próximo dia 13 de Março, o Monte de Santa Helena volta a servir de palco para mais duas iniciativas, a feira mensal, no recinto da Confraria, e o “porco assado no espeto”, junto à capela.

Veja o vídeo


19.2.11

20 de Fevereiro

“Poio da Vaca” promete animação
no Monte de Santa Helena
 
A Comissão da Festa de Santa Helena organiza, no dia 20 de Fevereiro (domingo), a edição de 2011 do jogo “Poio da Vaca” com o intuito de angariar fundos para a realização da festa no mês de Agosto.
Em simultâneo decorre a jornada gastronómica do porco assado no espeto que não se realizou no último domingo (13 de Fevereiro) devido ao mau tempo. 
O jogo "Poio da Vaca" consiste em soltar uma vaca para um espaço dividido em quadrados numerados e esperar que o animal faça as suas necessidades fisiológicas. Vence o jogo o detentor do número do quadrado onde cair o “poio”.
A vaca “da sorte” será solta a partir das 14h30 e irá passear-se num terreno, cercado, com cerca de 300 metros quadrados, em frente à tenda de convívio da Comissão.
Quantas mais apostas se fizer, mais são as possibilidades de se ganhar. O vencedor receberá como prémio...a própria vaca.

17.2.11

18 de Fevereiro - Salão da Junta de Freguesia

Conferência sobre "Caminhos de Santiago"

O Salão Polivalente da Junta de Freguesia da Lage recebe esta sexta-feira, 18 de Fevereiro, a segunda de três conferências de um ciclo que o Município de Vila Verde lançou sobre ‘Os Caminhos de Santiago em Vila Verde’.
Figura de Santiago
A intervenção, com início às 21h00, está a cargo de Francisco Sampaio, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Minho e membro da Associação Confraria S. Tiago "Espaço Jacobeus". O cantor Hugo Torres, residente da Freguesia da Lage, anima a conferência.
Depois da Vila de Prado – que recebeu a primeira conferência, no passado dia 28 de Janeiro – esta acção prossegue na Freguesia da Lage, outro importante local de passagem/trânsito dos peregrinos/caminheiros de Santiago.
Parte do troço da Lage
Esta iniciativa é lançada em parceria com a Associação Espaço Jacobeus, numa altura em que o Município de Vila Verde prepara a inauguração do Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Goães, no dia 9 de Abril de 2011.
Parte do território do Concelho de Vila Verde foi sempre um dos pontos importantes de passagem dos peregrinos de Santiago de Compostela. Os caminheiros/peregrinos atravessavam pontos estratégicos do Concelho, com entrada na zona Sul, na Vila de Prado, percorrendo aquelas que eram as principais vias de acesso à zona alto minhota e, daí, a Santiago de Compostela.
A encerrar este Ciclo de Conferências, o eurodeputado José Manuel Fernandes – na qualidade de membro do Intergrupo do Parlamento Europeu Caminhos de Santiago – vai falar dos "Caminhos de Santiago e a Integração Europeia’, numa conferência marcada para o dia 18 de Março, às 21h00, na Sede da Junta de Freguesia de Moure.



14.2.11

Iniciativas afectadas pelo mau tempo

Alguns feirantes resistiram ao mau tempo
Chuva afasta feirantes
e adia porco no espeto


 A chuva e o vento que se fizeram sentir na manhã de domingo condicionaram a realização da feira mensal no Monte da Santa Helena.
Face às más condições atmosféricas, uma grande parte dos feirantes habituais não compareceu e a maioria dos que arriscaram acabou por deixar o recinto pouco depois de ter montado as tendas.
Mesmo assim, houve uma meia dúzia de vendedores e produtores agrícolas que decidiu fazer a feira, com a ajuda de guarda-chuvas.
O mau tempo levou ainda ao adiamento da iniciativa do porco assado no espeto para o próximo domingo (20 de Fevereiro), dia para o qual está agendado o jogo “Poio da Vaca”. Contudo, a Comissão de Festas manteve-se no Espaço de Convívio e recebeu a visita de dezenas de convivas.No recinto da feira também se juntou alguma gente, sobretudo da parte de tarde, em que o Sol deu um ar da sua graça.

12.2.11

13 de Fevereiro

Feira regressa este domingo
acompanhada de porco no espeto

Esta será a primeira feira do ano
Este domingo, 13 de Fevereiro, é retomada a feira no Monte de Santa Helena.
Apesar do recinto estar ainda em obras, facto que levou ao cancelamento da edição de Janeiro, a Junta de Freguesia diz estarem reunidas as condições para a realização do evento.

 O mercado, que contará com a presença de cerca de meia centena de feirantes, abre a partir das 7h30 e prolonga-se até ao fim da tarde.
Porco assado no espeto continua a deliciar



Como habitualmente em domingos de feira, tem lugar junto à capela o apreciado porco assado no espeto,  jornada gastronómica organizada pela Comissão de Festas de Santa Helena.

8.2.11

20 de Fevereiro


“Poio da Vaca” promete animação
no Monte de Santa Helena
 
A Comissão da Festa de Santa Helena organiza, no dia 20 de Fevereiro (domingo), a edição de 2011 do jogo “Poio da Vaca” com o intuito de angariar fundos para a realização da festa no mês de Agosto.
O jogo consiste em soltar uma vaca para um espaço dividido em quadrados numerados e esperar que o animal faça as suas necessidades fisiológicas. Vence o jogo o detentor do número do quadrado onde cair o “poio”.
A vaca “da sorte” será solta a partir das 14h30 e irá passear-se num terreno, cercado, com cerca de 300 metros quadrados, em frente à tenda de convívio da Comissão.
Quantas mais apostas se fizer, mais são as possibilidades de se ganhar. O vencedor receberá como prémio...a própria vaca.

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício