19.8.11

Entrevista aos UHF

António Manuel Ribeiro na véspera do concerto na Festa de Santa Helena
«Vamos gerar a cumplicidade de uma noite bem passada»


Na véspera do concerto maior das festividades em honra de Santa Helena, na Lage, o vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro, antecipa e partilha aqui um pouco do que será o grande espectáculo deste sábado à noite no Monte de Santa Helena, onde é esperada uma multidão de gente que não quer perder a oportunidade de ver e ouvir uma das mais carismáticas e apreciadas bandas de rock portuguesas.

O que é que o público pode esperar deste concerto no Monte de Santa Helena, em ambiente de festa popular?
- Os UHF irão atravessar toda a sua carreira de sucessos, incidindo no seu novo disco – “Porquê?” – que já tem três singles de grande divulgação, por terem feito parte da banda sonora da telenovela “Anjo Meu” da TVI e serem destaque radiofónico.


A motivação é a mesma que estar em cima de um palco de uma grande sala de espectáculos?
- A motivação tem a ver com o facto de gostarmos do que fazemos, é um trabalho que se desfruta pelo prazer que dá, indo sempre ao encontro do público que queremos ver participar na festa, porque é de uma festa que se trata nos concertos dos UHF. Diferença para uma sala não há, talvez mais exigência por haver tanta gente.


Vão apresentar o mesmo alinhamento dos últimos concertos, ou poderá haver alterações no decorrer do concerto mediante as reacções do público?
- Normalmente o repertório está traçado à partida, excepto no fim quando voltamos ao palco. Aí improvisamos o que vamos tocar.


Vamos ter uns UHF mais saudosistas ou contemporâneos?
- Contemporâneos, baseados no novo disco, mas sem esquecer a bagagem que fomos construindo ao longo de 3 décadas, que faz a nossa história e marca as pessoas que sempre nos ouviram.


—  Vão tocar muitas faixas do vosso mais recente trabalhos discográfico, "Porquê?"?

- Normalmente tocamos cinco canções do novo disco num lote 22 ou 23.

 — Como é que este disco está a ser recebido pelo público?

- A primeira edição deste disco esgotou no Natal passado, pelo que em Maio saiu uma segunda edição que inclui mais cinco canções.

—  Quando é que os UHF entrarão de novo em estúdio para gravar um novo CD?
- Nós andamos sempre a gravar coisas novas, a prova está na canção original que abre o nosso site, com o título “Por Portugal Eu Dou”. Temos dois novos CDs alinhados, veremos qual vamos gravar em primeiro lugar.


Já se pode adiantar que tipo de disco será?

- Ainda não, porque um é de originais e o outro é a “Mensagem” (todo o livro) do Fernando Pessoa, que musiquei.

—  Em véspera do concerto, querem deixar alguma mensagem ao público que vos vai ouvir e ver em palco (estima-se para cima de 10 mil pessoas)?
- Os UHF aprenderam há muito a celebrar a emoção das festas populares portuguesas, tocamos muito a norte e muito no Minho. Vamos gerar a cumplicidade de uma noite bem passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício