3.5.11

Tradição dos maios enraizada na Lage

Grupo Coral da Lage promove XIII Concurso

Exposição de maios na Junta de Freguesia   
1.º Prémio "Maios naturais"
1.º Prémio "Maios artificiais"











O Grupo Coral da Lage, Vila Verde, tem patente ao público, na sede da  Junta de Freguesia, uma exposição de maios, elaborados com flores naturais e materiais reaproveitados.
A mostra resulta do XIII Concurso de Maios da Lage, que contou com mais de duas dezenas de participantes, entre escolas, associações, agrupamento de escuteiros e pessoas a título individual da freguesia e de localidades próximas como Prado, Oleiros, Turiz, Adaúfe e outras.
Dividido em duas categorias, o concurso deste ano foi ganho por Vítor Monteiro, um jovem da Lage, na categoria "Maios naturais", e pelo Grupo da Fontainha - Meninas Associadas, da Vila de Prado, na categoria "Maios artificiais".
O júri atribuiu os segundos lugares aos exemplares de Ana Raquel Gonçalves, da Lage, na categoria "Maios naturais", e de Marlene Silva, de Adaúfe, e Eduarda Leite, da Lage, na categoria "Maios artificiais".
Dores Taveira, de Oleiros, e Anabela Cachetas, também de Oleiros, arrecadaram o terceiro prémio, respectivamente em cada categoria. Esta última concorrente foi a vencedora da edição de 2010 na categoria "maios artificiais".
Os premiados foram contemplados com electrodomésticos, e a todos os concorrentes foi entregue um certificado de participação autenticado pela Direcção do Grupo Coral da Lage.
A mostra, constituída por 21 maios ou maias, encontra-se patente na entrada da sede da Junta de Freguesia e pode ser apreciada até ao fim do mês.
O Concurso/Exposição de Maios foi lançado, há 13 anos, pelo Grupo Coral da Lage com o intuito de despertar, quer na comunidade, quer fora dela, o interesse pela tradição dos maios que tem vindo a perder alguns seguidores.
Os maios, conhecidos também em algumas localidades por "ramos de giesta", são colocados geralmente nas portas ou janelas das casas, como forma de assinalar a chegada da Primavera. Há também quem os utilize para outras finalidades como por exemplo "afastar" os maus espíritos.







Sem comentários:

Enviar um comentário

1.º porco no espeto e feira tradicional - 2011

fogo de artifício